João Leonel quer mais parquinhos

    O Velho Joca gosta de se sentar em uma poltrona bem confortável. Considera a conhecida “cadeira do papai” - que ele ganhou de presente mas preferiu abandonar em um dos cantos da casa - uma invenção destinada a barrigudos preguiçosos...
     - O cara se joga naquilo e não tem vontade de se levantar. Fica um tempo sem fim comendo bolacha e bebendo tudo que é porcaria. Sabe que, para sair, terá que fazer um pequeno esforço e nem para isso tem ânimo.
     Quando toma chimarrão na varanda o Velho Joca se senta em uma cadeira de palha...
     - Esta faz bem para a postura. É ecológica. Fácil de carregar de um lado para outro e não estimula a preguiça. Pelo contrário: depois de algum tempo sentado a gente tem vontade de se levantar e caminhar.
     Dona Nenê, mulher do Velho Joca, é quem serve a cuia de chimarrão. Também, na varanda, se senta em uma cadeira de palha...
     - “Cadeira do papai” não existe para a mamãe. Sei lá... Acho que o criador dessa cadeira entende que mulher não é muito chegada a descanso... Tem mais gosto pela agitação... Circula pela casa o tempo todo.
     Ninguém, na casa, arrisca a se sentar na “cadeira do papai” mesmo tendo sido recusada pelo Velho Joca. O único ser humano que viola essa exclusividade é o neto João Leonel.
     - Vô!!! Liga a televisão... Me traz uma coca... Bolacha...
     São ordens que o Velho Joca não arrisca a desobedecer. Sabe que a sua obediência é retribuída na forma de verdadeiro companheirismo...
     - Vô!!! Eu te amo... Muuuuiiiitoooooo!!! Uma montanha inteira... Te amo mais que o tamanho do mundo...
     Lágrimas de alegria rolam pelo rosto do Velho Joca...
     - Nenê!!! Me traz um lenço... Esse guri me mata do coração... Dá o meu casaco... Vou sair com João Leonel... Vamos a uma pracinha...
     João Leonel, orgulhoso e tagarela, sai de mãos dadas com o Velho Joca. Gosta desses passeios descontraídos pela cidade... Lembra dos tempos em que os parquinhos públicos eram locais de diversão para criança.
    - Vô!!! Por que criança não vota?
     O Velho Joca acha engraçada a pergunta...
     - Ora!!! Porque não vota... Nunca votou.
     O menino faz o seu próprio raciocínio...
     - Acho que, se criança votasse, os parquinhos seriam bem melhores. Mas, vô, me compra uma pipoca... Uma coca... Uma bolacha... (12/3/2013)


(Autor: Francisco de Campos - Todos os direitos reservados/Lei dos Direitos Autorais Nº 9610/98)

Comentários

Postagens mais visitadas