Heitor - Fenômeno é você

   Bom dia, pai!!! Como você está? Por aqui, estamos bem. A vida se ajeitando aos poucos na nova cultura. Demos este passo para proporcionar um futuro estável aos nossos filhos e, por enquanto, tudo está se desenhando da maneira prevista. Na verdade, um pouco melhor...
    Gostaria de lhe falar sobre o dia de ontem. As aulas nas escolas estão terminando por aqui nesta semana. São as grandes férias de verão no hemisfério norte. Ontem a escola do Heitor (École Saint Mathieu) fez uma festa de premiação para os alunos que se destacaram em diversas categorias: "Gala 2016".
    O menino, honrou os 7 anos, com a conquista de dois certificados. Foi o melhor da turma em educação física e, também, em francês. Esse destaque em francês, de forma especial, nos deixou muito orgulhosos. É o equivalente ao melhor da turma em português numa escola brasileira.
    Moramos em uma província, Quebec, que utiliza essencialmente o francês. Toda a educação se dá neste idioma. Também comércio, indústria, setor público... A vida como um todo - inclusive no contexto das comunicações formais/informais - o francês é predominante. As demais províncias utilizam basicamente o inglês.
    Quis lhe contar isto porque, de certa forma, o prêmio do Heitor lhe concerne também. Meu filho - seu neto de sete anos - chegou a tal resultado por escrever bem. Concluo que estes frutos têm relação com a história de nossa família. É um legado de Francisco de Campos.
    Todos os seus filhos são apaixonados pela escrita. Eu sou. Obrigada por tudo o que me ensinou e que hoje posso passar a meus filhos. Heitor é um dos poucos da turma de primeiro ano que faz textos com frases complexas - enredando histórias.
    Heitor também é capaz de fazer apresentações orais com vocabulário rico. Suas frases são gramaticalmente bem arranjadas. Em casa não se cansa de criar cartões personalizados para amigos e professoras. Ah! Ele recebeu um terceiro certificado por ter lido, de setembro até agora, 137 livros oferecidos pela escola. (Carine Campos/Quebec/Canadá/23.6.2016)

    PRÊMIOS DA VIDA
    Recebi esta honrosa carta, na manhã de quinta-feira (23/6), quando, absorto, me dedicava ao fechamento de mais uma edição do Correio Regional. É... Com os meus sessenta e dois anos e meio, de idade, ainda sou o funcionário mais atarefado do jornal que ousei criar a 25 de julho de 1978. A Carine Campos ainda não existia. Nasceu, anos depois, quando o seu pai já era um prestigiado diretor de empresa jornalística.    

    Carine Campos é psicóloga - casada com Renato Amorim Ribeiro da Silva (um destemido jovem de inteligência privilegiada). Tem dois filhos: Heitor Campos Ribeiro da Silva e Heloísa Campos Ribeiro da Silva. Fez a faculdade de psicologia na Universidade Federal de Santa Maria e, depois de clinicar algum tempo em Carazinho, concluiu que sua família - linda por sinal - precisava de alguma coisa mais. 
    Este raciocínio de Carine Campos levou a uma radical mudança de vida. O casal, com os dois filhos pequenos, arriscou transferir-se para a província de Quebec (Canadá). Pelo que constato através dos escritos que recebo a realidade hoje ao alcance de todos eles está além dos mais positivos planos. Imagine você como isso me faz feliz. Imagine você o meu estado de euforia ao tomar conhecimento das façanhas do neto Heitor. 
    Eu sempre vi no Heitor um ser elevado... Extraordinário... A mãe tem um QI (Quociente de Inteligência) elevadíssimo. O pai, uma inteligentíssima escolha da mãe, é dotado de virtudes infindas. Como o filho poderia ser diferente? É certo que a filhota Heloísa, de dois anos, não se mostrará menos virtuosa. O Canadá ganhou uma família que só contribuirá para a sua construção. O Brasil, este nosso país tão massacrado, perdeu quatro habitantes que, ignorados nos seus anseios, como todos os outros, foram premiar outro país (que talvez nem precise) com a suas elevadas aptidões. 
    MEU NETO HEITOR
    Heitor Campos Ribeiro da Silva... Meu neto de sete anos... Talvez você, por desconhecimento do padrão das virtudes humanas, nem saiba o quanto os prêmios recém-recebidos lhe colocam em um patamar elevado. Eu até considero a palavra "elevado" muito pequena para o seu tamanho. Heitor... Sabe aquele jogador aqui do Brasil que nunca fez grande coisa e eles lhe deram um apelido fenomenal? Sabe? Pois lhe digo, com segurança, que ele não merece. Fenômeno é você.

    Meu neto Heitor! Fenômeno é você. Espera aí... Nem de longe imagine que o quero em campo de futebol. Eu o vejo... Sim Heitor... Eu o vejo brilhando no campo da literatura intercontinental. Este jornalista, seu avô, já com quase todas as alegrias experimentadas, recebe agora a notícia de que tem um fiel seguidor. Tem uma ideia do que isso me orgulha? Tem uma ideia da esperança que me desperta? 
    Sabe Heitor... Vejo sua imagem de menino nas fotografias que me foram remetidas. Acredite, porém, que ao contemplá-las vislumbro algo muito maior. Heitor você é um sábio. Descobriu, na tenra idade, como construir uma trajetória sem conflitos e repleta de aplausos. Quero viver mais de 100 anos para aplaudir todas as conquistas que você já tem garantidas para curto, médio e longo prazos.
    Heitor... Você já é um dos meus ídolos. Carine, Renato, Heloísa... Torço por vocês aqui no Brasil. Se eu pudesse tornar concreto tudo que sonho eu ordenaria: colham o melhor do Canadá - a sabedoria tão negada em todo planeta - e voltem para o nosso Brasil. Eu acho que, com a bagagem de conhecimento hoje ao alcance de vocês, poderão ensinar até às nossas autoridades como dar um futuro melhor para este país. 
    Beijos do caudilho jornalista Francisco de Campos... Para uma família que deseja muito mais do que hoje o Brasil lhe permite. Heitor... Fenômeno é você. (Autor: Francisco de Campos - Todos os direitos reservados/Lei dos Direitos Autorais Nº 9610/98)

Comentários

Postagens mais visitadas