RÚSSIA X UCRÂNIA: NÃO SÃO SIMPLESMENTE DOIS BÊBADOS BRIGANDO NA FRENTE DE UM BAR...

 



    Menino de pouco mais de nove anos parei, em frente a um boteco da minha cidade, para assistir a uma discussão, seguida de agressão física, de dois cidadãos visivelmente embriagados. As ofensas que a gente ouvia eram terríveis. As agressões, que causavam ferimentos, se mostravam ainda mais danosas. Eram dois homens, fora do raciocínio considerado normal, investindo numa briga que, talvez com um breve diálogo, pudesse ser evitada. Mas eram dois seres sem uma mínima instrução. Naquele momento o que os movia era um excessivo volume de substância alcoólica. Realidade, infelizmente, comum nas ruas e nos lares deste nosso mundo repleto de coisas bem mais importantes para se fazer.
    Eu, com o conhecimento que computei, de lá até os dias de hoje, cheguei a uma conclusão. O antagonismo é algo irremediável. O ser humano gosta de brigar. Falta disposição para se criar um remédio que possa neutralizar o ódio que impede a terra de ser lugar de seres plenamente felizes.
    Eu pergunto a você caro leitor: A guerra Rússia x Ucrânia seria dois bêbados brigando em frente a um boteco? Seria a pobreza de cultura e espírito a sobrepujar os menos privilegiados? Seria um momento imprevisto de espetáculo de adversários? Espetáculo protagonizado por seres inconsequentes? Seria isso? Seria esta briga atroz, de duas nações de um mesmo continente, algo que possa ser resolvido após uma noite de sono e alguns remedinhos contra ressaca? Você sabe que não. Você tem certeza que não.
    A União Europeia - como os demais órgãos poderosos deste mundo - já sabe o que move as duas nações a se degladiarem. Mas parece não haver vontade de interromper o conflito. Há até quem vislumbre nisso margem para sobrepujar ainda mais o já sofrido e onerado povo do planeta.
Entendo que, se vivêssemos num universo sério, de líderes equilibrados, que tivessem por prioridade o bem estar dos seus governados, este tipo de briga de bêbado não mais existiria. São atos desta espécie que hoje precisam ser abominados em todos os cantos da terra. Por quê Rússia e Ucrânia não concluem que a paz é melhor para eles??? É melhor para o mundo? Por quê?
Concluo, infelizmente, mesmo exercitando o maior otimismo, que a guerra de Rússia e Ucrânia é válvula de escape para quem não tem a competência de consertar o lado econômico do seu país. Hoje a resposta lógica para a caristia que campeia no Brasil é o conflito Rússia x Ucrância. Alguns anos atrás era a China "criminosa" que tudo produzia a custo muito baixo e fazia uma concorrência desleal com o resto do mundo.
    Minha gente... Quando esses políticos despreparados vão se convencer de que podem ganhar lugar privilegiado na história se deixarem as desculpas vazias e partirem para a ação correta, honesta e apta que um povo inocente como o brasileiro está há centenas de anos almejando??? Meu Deus... Chega dessa busca cretina de desculpas internacionais para inviabilizar até a compra do leite da criança de seis meses de idade. Chega. O dia em tivermos governantes altivos como dizem terem sido alguns do nosso passado o povo brasileiro terá bife na mesa mesmo que acompanhado desse feijão triturado e carunchado que hoje é obrigado a comprar no supermercado.
    Meu Deus... Permita-me ver este nosso grande e pujante país governado não por quem inventa desculpa. Que sejamos um país governado por quem é criativo, honesto e corajoso ao ponto de, se falhar, só culpar a si mesmo. Beijo aos meus queridos leitores com votos de que o fim de semana lhes seja perfeito. (Francisco de Campos - Todos os direitos reservados/Lei dos Direitos Autorais n° 9610/98)






Comentários

Postagens mais visitadas