AMOR DE CÃO É RIQUEZA...

   Moro em um lugar privilegiado de Carazinho. Da minha janela, além de uma acariciante claridade, posso contemplar a movimentação da Rua Venâncio Aires (entre a Alexandre da Motta e a Barão de Antonina).
   Dia destes, logo ao amanhecer, presenciei algo por demais sensibilizante. Um mendigo, aparentemente rendido pela incompreensão humana, tinha a companhia de quatro cães. Bichinhos da espécie vira-lata. Porém: visivelmente fiéis ao parceiro que caminhava com duas pernas. Dali a pouco veio um carro, em velocidade maior do que a permitida, para atropelar um dos fiéis seguidores (de quatro patas) do bem-aventurado mendigo.
   Fulminante. O cãozinho morreu instantaneamente. Ficou estirado na pista asfáltica. O homem humilde, com os três fiéis cães que lhe sobraram, fez um momento de pesar e seguiu viagem. Antes, porém, teve o cuidado de recolher o corpo falecido para um lugar onde não mais fosse molestado.
   Fiquei a imaginar... Esse homem, talvez tão repudiado por seus semelhantes, tem a vida estimulada pelo carinho dos seus cães. Como eu gostaria de ser como ele. Sou amado, acredito, por uma imensidão de seres humanos. Orgulho-me disso. Contudo: como eu queria, como aquele mendigo, ter o carinho e a fidelidade dos cães. Isso não é para qualquer um.
   Tenho certeza que, depois daquele atropelamento, houve comoção e abundantes lágrimas. Gente!!! Dá para fazer deste mundo um lugar mais humano. E eu acho que humanismo pode ser medido pelo carinho dedicado por um cão. Este é um texto que me senti na obrigação de elaborar e publicar. Em homenagem ao cão e ao seu tão amado dono. (Autor Francisco de Campos - Todos os direitos reservados/Lei dos Direitos Autorais N° 9610/98)

Comentários

Postagens mais visitadas