EU NÃO COMPREI A GOMA DE MASCAR...
MAS AJUDEI QUEM COMPRA LEITE A PRESTAÇÃO...
ENTENDO QUE A FOME É PUNIÇÃO MUITO CRUEL...
ATINGE QUEM AINDA NÃO VIVEU ENQUANTO OS DONOS
DAS AÇÕES CRIMINOSAS VIVEM EM PLENO TRIUNFO...
    Estou pensando agora que saí, quarta-feira (17/8), durante o intervalo do meio-dia, a fim de comprar uma goma de mascar que me acompanha, há mais de vinte anos, em dias e noites, na missão árdua de escrever. Sim... Tem gente que fuma. Tem gente que bebe. Tem gente que até usa recursos mais fortes para suportar o peso da tarefa de se manter no mundo dos competentes na escrita. Escrever, você precisa acreditar, é coisa difícil. Tem muitos que tentam... Mas poucos conseguem o efeito que desejam. Sabe como é... Às vezes desejar não é o suficiente. Em qualquer área do mundo profissional o talento, a habilidade, a responsabilidade e a técnica são essenciais para o resultado que gerará o sucesso ou, mesmo, um pequeno reconhecimento.
    Mas voltemos à busca da goma de mascar... Eu só entendo como correto aquilo que escrevo quando tenho uma goma de mascar... Nem preciso usá-la. O que importa é tê-la ao meu alcance. "Se precisar eu pego".
    Ocorre, caros amigos, que fui à minha gaveta de dinheiro vivo e peguei R$ 2,00 - preço máximo que se pagava por uma goma de mascar, do jeito que gosto, menos de três meses atrás. Uma loja, em frente ao Economia, vizinho da Chevrolet, vendia a R$ 1,25. Por isso eu saí, depois de uma manhã estafante, de busca do cumprir compromissos, com apenas R$ 2,00, em busca da minha companheira goma de mascar.
    Triste constatação... Devo ter investido R$ 20,00 de gasolina e incomodado cinco ou mais atendentes de lojas sem conseguir o sucesso que almejava.
    Fui informado, nesta busca persistente, que não mais havia a minha goma de mascar por menos de R$ 2,50. Tive que rir da própria "inocência ou, melhor dizendo, burrice". Como alguém, lúcido a tudo o que acontece no Brasil, poderia imaginar que a minha goma de mascar não estaria na rotina inflacionária que tanto hoje preocupa os brasileiros??? Como??? Só eu mesmo para não pensar nisto.
    Mas, neste episódio todo, eu tive um fiapo de alegria. No último contato frustrado, na busca da goma de mascar, uma mãe estava no estacionamento, com bebê de 4 meses, em um carrinho. Ela me viu e, talvez enxergando um ser frustrado como eu me sentia, pediu: "Você tem alguma moeda para eu comprar o leite que meu bebê está pedindo???" Eu respondi que tinha apenas R$ 2,00 (não havia saído de casa com cartão de crédito). Ela suspirou aliviada - "porque era um pedaço do recurso de que necessitava para a compra de um litro de leite que serviria, aos poucos, acatando a medida da fome intensa do seu filho".
    Tem algo que descobri nesta minha busca de uma goma de mascar. Alguns brasileiros estão vivendo dificuldade tão profunda que chegam a comprar um litro de leite a custo fracionado. Paga-se R$ 2,00 e enche uma mamadeira de 250 ml. Se quiser mais uma mamadeira volta lá e paga, da mesma embalagem, mais R$ 2,00. E assim a coisa vai andando. O nosso grande Brasil está vendendo mamá a prestação. Meus Deus!!! Se eu pequei, algum dia, para merecer isto, perdoa-me por definitivo. Não mais suporto esta aflição. Cobra de mim. Mas não sacrifica os inocentes. (Francisco de Campos - Todos os direitos reservados/Lei dos Direitos Autorais n° 9610/98)

Comentários

Postagens mais visitadas