Um coração aberto para todas as indagações...

 


    Em diferentes etapas da vida me deparei com pessoas que confessavam uma particular angústia: "Como eu posso me colocar entre os melhores seres do universo?" Eu não entendia as razões de confiarem a mim a liberdade de dar a resposta. Hoje eu até entendo. Talvez esses seres aflitos experimentassem as angústias que eu senti em tempo atrás bem distante e continuo sendo por elas oprimido ainda hoje. 
    A minha pergunta, porém, é como a deles: "Como eu posso me colocar entre os melhores seres do universo?" Jamais fui adepto a doutrinas ideológicas/religiosas. Considero-me um ser livre para fazer o bem e até o mal. Mas, na verdade, eu só me sinto justo porque ainda não transitei pelo genuíno mal. Vem de casa a lição de que o mal não soma para a felicidade. Então tudo o que eu faço é um acréscimo para a felicidade que almejo. Resposta minha, portanto, para as indagações do ontem e do hoje: "Seja o ser em que mais confia. Seja o ser honesto que mais conhece. Seja a generosidade do tamanho certo. Seja sorriso. Seja diálogo. Seja compreensão. Seja amizade. Enfim: seja aquele ser humano que se aprova mesmo diante das mais severas contestações." (Francisco de Campos - Todos os direitos reservados/Lei dos Direitos Autorais n° 9610/98)

Comentários

Postagens mais visitadas