Usemos a inteligência de Einstein


O físico e teórico alemão Albert Einstein descobriu o átomo em momento de reflexão na água morna de uma banheira. Para quem não sabe este célebre cidadão da história universal desenvolveu a teoria da relatividade geral - um dos pilares da física moderna ao lado da mecânica quântica.
Pois é... Jamais terei a ambição de chegar próximo à inteligência do homem que deu origem à bomba atômica. Mas, como ele, às vezes obtenho revelações persistentemente buscadas, de repente, enquanto água fresca de chuveiro me cai sobre a cabeça. Nesta semana mesmo, depois de tomar conhecimento da viagem de uma comitiva do Progressistas de Carazinho, a Porto Alegre, o chuveiro derramou água revigorante, sobre meu corpo, junto com uma ficha. Sim... Fez cair uma ficha.
Esta ficha me inspirou a um lógico raciocínio... As lideranças do Progressistas teriam ido à capital em busca da opinião de Celso Bernardi, presidente estadual da agremiação partidária, sobre até que ponto ceder na busca de uma boa composição para as eleições municipais que se aproximam. Conseguiram. Trouxeram a opinião. Estão animados os líderes Progressistas de Carazinho. Sabem, agora, que podem competir à altura se exercitarem humildade e cederem em alguns pontos de negociação.
Considero Celso Bernardi um político inteligente. Se realmente é - nem precisa chegar ao nível de Albert Einstein - deve ter aconselhado os seus companheiros de Carazinho a trabalharem uma aliança com PSDB/PP/PDT/PL/PRTB. A majoritária pode ser: João Pedro/Tomate. Ou mesmo: Tomate/João Pedro. Afinal: por que motivo o Tomate teria aceito surpreender Carazinho com a sua filiação ao Progressistas?
Esta coligação seria fortíssima. Mesmo assim Milton Schmitz não deve perder a serenidade. Na busca da reeleição o recomendável, para ele, é esquecer o adversário e partir para atitudes inteligentes como essa que, talvez, Celso Bernardi tenha recomendado. A aliança pró-Milton Schmitz, então, poderia ser MDB/PSB/PDT/PTB/DEM e, talvez, até o Progressistas. Tudo depende de atitudes inteligentes numa pacífica negociação.

Carazinho está inclinado a manter o atual prefeito por mais quatro anos. É vital, entretanto, que as estratégias sejam inteligentes e a campanha de alto nível. Algumas atitudes que a gente detecta por aí são nada aconselháveis. Repito: é preciso esquecer o adversário e ir à luta sem medo de ser feliz... E nem deixar passar pela cabeça a hipótese de ser infeliz. 

   (Autor: Francisco de Campos/Todos os direitos reservados/Lei dos Direitos Autorais Nº 9610/98)

Comentários

Postagens mais visitadas