Jornalismo



Poxa minha profissão

Gosto além do comum

Sei que sou apenas um

Mas me sinto multidão

 

Se escrevo não sinto fome

Nem a sede chega a mim

Palavras formam jardim

Que da mente nunca some

 

Eterniza notícia o papel

Guarda fatos a memória

Assim se registra história

Feita com mel ou com fel

 

A abordagem correta

Engrandece o conteúdo

É impossível ficar mudo

Mas o poder o espeta

 

É enorme a censura

A tudo que se escreve

Mesmo que seja breve

Pode ferir a estrutura

 

Liberdade... Liberdade...

Ninguém diz que a proíbe

Mas há força que inibe

E faz morrer a vontade

 

No palco das exibições

Você sequer é notado

Porém: é sempre cobrado

Por ânsias de projeções

 

A informação perfeita?

Isso é sua obrigação!

Na mais terrível tensão

Há quem faz o que se aceita

 

Sou do estilo destemido

Jamais acato doutrina

É assim que levo a sina

De jornalista bandido

 

O Correio Regional

É fruto de uma esperança

De quem desde criança

Se coloca contra o mal

 

Meu Brasil... Pátria amada

Torrão enorme e pujante

Diga não ao estafante

Da notícia encomendada

 

Confesso as decepções

E os prazeres que tenho

No ofício que desempenho

Dispenso bajulações

 

Basta, contudo, uma notícia

Que desagrade os patrões

Para fecharem os portões

Porque só veem malícia

 

Para trabalhar em imprensa

Tenha os nervos de aço

Mesmo a ginástica que faço

Nem de longe me compensa

 

Não! Não me arrependo

Deste caminho assumido

Sou sujeito resolvido

E vou ainda aprendendo

 

Você aí que censura

Ou mesmo o que se omite

Aceite este meu palpite

Vá em busca de alma pura

 

Jornalista que se preza

Vê o clamor da maioria

E a notícia que cria

Deve servir como reza

 

Jornal, rádio, televisão...

Veja tudo e analise

Imensidão de deslize

É ônus da profissão

 

Jornal, rádio, televisão...

Informação de verdade

Perde logo a liberdade

E pode parar na prisão.


(Francisco de Campos/diretor do Correio Regional - Todos os direitos

 reservados/Lei dos Direitos Autorais n° 9610/98)

Comentários

Postagens mais visitadas