Nomes que a gente não esquece

    Você precisa ser tolerante com quem escreve. Toda pessoa que lida com as letras obriga-se a expressar sentimentos às vezes nem um pouco compreendidos por quem é afeiçoado a outras artes. Hoje amanheci inspirado a lembranças... Cheguei à conclusão de que é conveniente e oportuno revelar nomes de pessoas que tiveram importância considerável em minha vida. É bom traçar perspectivas para o futuro. É recomendável, porém, sobretudo a quem tem a palavra como matéria prima, nunca negar gratidão àqueles que lhe deram algum tipo de alegria no passado. Veja então, a seguir, alguns nomes que agora estão na minha mente...
    - Jânio Salles Pedroso - Colega de ginásio no Sorg e parceiro para um universo de aventuras. Amigo incondicional. Levava a gurizada até a minha casa e, dali, seguíamos para os banhos de cachoeira e as peladinhas de futebol.
    - Vanderlei Borges - Também colega de ginásio no Sorg. O piadista da sala de aula. Amigo fiel. Desprendido. Mais dava do que desejava receber. Foi do alto comando da nossa hípica e, para minha tristeza, faleceu com pouco mais de vinte anos. 
    - João Odivan dos Santos - Igualmente colega de ginásio (e científico) no Sorg. Meu compadre em diversas ocasiões: casamento, batizado, crisma. Também apoiador em alguns empréstimos bancários. É um sujeito de coração enorme.
    - Iraci Gomes de Oliveira - Colega/chefe no Jornal da Produção. Pessoa que nasceu com a sabedoria. Generosa. Sempre me ajudou quando lhe confessei dificuldades. Fica no meu coração para sempre.
    - Antônio Celso Annes - Este é aquele sujeito desprovido de qualquer preconceito. Cheguei na cidade (Não-Me-Toque) e ele, ecônomo do Clube União, abriu-me todas as portas. Homem influente me recomendou e, por isso, fui aceito. 
    - Ernani Ioris - Meu professor de português no científico. Advogado, casado com professora de português, tinha habilidade incrível na transmissão da arte verbal. Quis me levar para Mineiros/GO. Eu, conservador, optei por ficar no RS. 
    - Jorge Bandeira - Guri da minha idade, bem apessoado, cabelos escuros, forte fisicamente, sempre foi bom companheiro. Chegou a dar alguns passos na minha profissão: jornalismo. Agora é brilhante na advocacia.
    - Luiz Rudi Becker - Este eu preciso reverenciar de maneira muito especial. Homem da matemática é quem mais livros leu no círculo dos meus conhecidos. Tinha uma cultura muito além do comum. Que Deus o tenha no melhor espaço.
    - Lúcio Reichert - "Às vezes demora mas o bem sempre vence o mal." Este é um ensinamento que o inesquecível líder comunitário Lúcio Reichert me deixou. Conversamos muito em momentos de preocupação. A nossa conclusão, entretanto, é de que o bem sempre compensa. 
    - Juca Heuert - Este é o dono do mercado mais popular da região: o Mercado do Juca. É casa que nunca fecha. Ali você se socorre em qualquer circunstância. Visitas de todos os níveis podem ocorrer porque o Juca está lá para atendê-lo.
    -  Orlando Oscar Siqueira - Talvez ele não saiba mas foi decisivo em momentos que para mim eram vitais. Sobre família dele recebi os primeiros ensinamentos. É um homem sábio por natureza. Um espiritualista. Um sujeito de Deus. 
    - Delcimar Bernardi - Esta merece uma observação muito particular. Pessoa tímida, do interior de Marau, tornou-se a mais competente redatora do jornal Correio Marauense que fundei e, hoje, está com vinte e quatro anos. Merece o melhor que o universo pode oferecer. 
    - Paulo Juarez de Oliveira - Este é um jovem (vai ser sempre jovem) que me conquistou no primeiro contato. Fiel integrante da equipe Augustin, em Não-Me-Toque, nasceu com o dom de atrair simpatias. De atrair o bem. Eu o uso como o exemplo de pessoa perfeita.
    - Donaldo Félix Strehl - Este é um dos cidadãos, já falecidos, que jamais deixarão de ocupar espaço no cenário dos meus melhores sentimentos. Ele me cedeu uma sala, em julho/1978, para a fixação da sede do Correio Regional. "Você me paga o aluguel quando esse seu jornal der algum lucro." Este era o cidadão Donaldo Félix Strehl.
    - José Clair Brentano - Empresário competente, criador e dirigente da rede de Lojas Xavier, foi um dos mais importantes incentivadores da minha carreira no jornalismo. Ele ligava, contava as suas histórias e deixava que eu me encarregasse da divulgação. Foi do alto comando da CDL e é personalidade ainda muito respeitada em Carazinho.
    - Jussara Helena Reali - Perdoe-me quem conhece algo melhor. Você sabe que o nosso conhecimento tem certas limitações. Mas, na minha opinião, esta é um totem da educação brasileira. Sob sua orientação nós teríamos o mais alto padrão educacional. Feliz constato que está aqui entre nós cheia de saúde e, é claro, com a sua notória competência.
    - Ilse Ana Piva Paim - Eu era um menino... Ela era uma menina... Minha missão era divulgar, no Jornal da Produção, o que a tão talentosa jovem artista ousava produzir. Nem sei se tive a competência adequada... Sei, entretanto, que o talento desta encantadora artista é hoje reconhecido em todo o planeta. 
    TEM MAIS
     Eu gosto, na verdade, de fazer poesia. Entretanto: jornalismo e informação exata fazem parte do meu inevitável cotidiano. Afinal: a gente precisa pagar as contas. Só que, quando tenho um tempinho, revelo um pouco daquele eu normalmente escondido. Nesses momentos me dou ao luxo de expor a essência do meu coração. 
    Se você foi ou é importante na minha vida e não está nesta abordagem pode ter certeza de que aqui figurará em breve futuro. Sou grato aos céus por ter tantos bons sentimentos. (Autor: Francisco de Campos - Todos os direitos reservados/Lei dos Direitos Autorais Nº 9610/98)

Comentários

Postagens mais visitadas