A gratidão do sabiá

    Sou brindado, já faz bom tempo, ao amanhecer e nos finais de tarde, com um espetáculo de canto na sacada do apartamento onde moro. Um casal de sabiá parece se sentir na obrigação de me alegrar com suas vozes todos os dias. Quando isso começou? Não me lembro. Mas faço uma suposição do motivo desse gesto tão meigo dos pássaros.
    Em junho de 2016 passamos (eu e minha mulher) a residir nesse apartamento. Uma ou duas semanas depois assistíamos televisão quando um sabiá, visivelmente confuso frente à janela sem cortina, sofreu uma batida brusca, ao tentar entrar em nossa casa. Vou explicar melhor... O bichinho pensou que se tratava de uma janela aberta e colidiu acidentalmente na vidraça. 
    O quadro que vi, logo após essa batida, me sensibilizou. O sabiá jazia completamente sem sentidos, de pernas para cima, sobre o piso da sacada. Pensei que estava morto. Mesmo assim arrisquei reanima-lo com água fresca sobre as penas – principalmente na cabeça. Feliz fiquei ao ver que a ideia tinha dado certo. O desastrado sabiá ergueu-se e, com minha ajuda, saiu voando. 
    Suponho, com base nesse episódio, que a presença agora constante, do casal de sabiá em meu apartamento, é uma forma de gratidão pelo socorro que prestei por ocasião da inesperada batida na janela. É! Os pássaros parecem estar agradecidos. Não se cansam de me mostrar gratidão. É um quadro que me encanta... Um quadro que me sensibiliza de forma profunda. 
    Eu fico pensando com os meus botões... Nossa! Prestei socorro e ajuda a centenas de seres humanos (pessoas) ao longo da vida e nunca mereci uma gratidão tão verdadeira quanto a dos sabiás. Será que ajudar pássaros é mais gratificante? Não quero ser pessimista em relação aos seres da minha espécie. Contudo: a gratidão desses seres, pelo que conheço até hoje, nem de longe se iguala a dos meus amigos sabiás.


SUA MAJESTADE

Aprendi traduzir seu canto...
Entendo seu sentimento...
Majestoso e alegre amigo
Me é sempre grande alento.

Vem sozinho...
Vem de bando...
Vem feliz...
Vem cantando.

Pássaro tem alma...
Você tem alma sim...
Essa alma poderosa
Faz muito bem para mim.

Preciosa essa amizade
Que me dá gratuitamente...
Largue mão de lugar longe
Pra ficar aqui com a gente.

Você me traz gratidão
Por atenção que dei...
Gesto desse padrão
Só se tem de um bom rei. 

(Autor: Francisco de Campos - Todos os direitos reservados/Lei dos Direitos Autorais Nº 9610/98)


Comentários

Postagens mais visitadas