A família perfeita

    Hoje (1/10), em Não-Me-Toque, durante o sorteio da Cotrijal, fiquei sabendo da morte, em dias recentes, da professora Dirce Tartari. Não é o que fui buscar... Mas fiquei sabendo... As pessoas chegam e falam para a gente.
    Pois é... Este é apenas um dos episódios que me fazem pensar profundamente sobre a vida. Sobre a existência de nós seres humanos. Dirce Tartari e meu estimado amigo Neri Tartari, vizinhos de fundos desde 1983, eram para mim o casal perfeito... A família perfeita. 
    Neri Tartari e Dirce Tartari formaram, de fato, o casal perfeito... A família perfeita. Não vamos aqui falar da aquecida vizinhança que mantivemos. Preferimos enfocar a admiração que sempre tivemos em relação a esta família.
    Dois médicos e uma dentista... É! O casal Neri Tartari/Dirce Tartari teve três filhos. Dois são médicos e a filha mulher é dentista. Você tem ideia do que isso representa para uma família não abastada. Para uma família, não dotada de muitos poderes financeiros, mas de anseios plenamente puros. Você tem ideia do que isso representa? 
    Vizinhei, durante trinta anos, com o casal Neri Tartari/Dirce Tartari. Como sou jornalista - e procuro formar consciência de todas as minhas vivências - sempre tive nesse casal um exemplo. Um ponto de referência para a felicidade conjugal. Um ponto de referência para a formação de uma família perfeita. Afinal: o que mais pode almejar um pai e uma mãe que geram dois médicos e um dentista? 
    Pois é... Dirce Tartari... Eu penso sobre o que conheço de vocês e chego a lógicas conclusões. O que não entendo, Dirce Tartari, é porque você partiu tão cedo. Por que você se foi, talvez, em um tempo nunca pensado pelo seu companheiro Neri Tartari que, pelo que sempre vi, a amava mais do que o comum. 
    Professora Dirce Tartari... Se eu, que tão poucos momentos usufrui da sua proximidade sinto essa tristeza profunda, imagine como estão os corações do seu inseparável companheiro Neri Tartari e dos brilhantes filhos! Tenho, entretanto, algumas palavras de alento...
    Pelo que sei do meu querido vizinho Neri Tartari nenhuma mulher foi mais amada do que você... Pelo que sei dos seus filhos nenhuma mãe foi mais perfeita do que você. Dirce Tartari! Poxa... A gente queria tê-la aqui para aqueles memoráveis churrascos. Você sempre foi uma exímia dona de casa (independentemente das virtudes aplicadas na área educacional/onde todo mundo sabe que você se destacou). 
    Eu não posso ressuscitá-la. Acredite: eu gostaria que isso fosse possível. Mas eu não posso ressuscitá-la. Eu posso, contudo, fazer um pouco de justiça a sua zelosa existência. Você foi tudo. Você é tudo. Nós, aqui, nos dividimos entre o chorar e o sorrir.
    O chorar é saudade... O sorrir é a convicção de que você soube ser perfeita... (Autor: Francisco de Campos - Todos os direitos reservados/Lei dos Direitos Autorais Nº 9610/98)

Comentários

Postagens mais visitadas